Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção à Obesidade

bannerImage


O enfrentamento da obesidade, como um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, não é tarefa fácil.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia reconhece o problema e vem se dedicando a promover o compartilhamento de conhecimento científico sobre conteúdos a respeito deste tema tão importante em nossos Congressos e demais atividades. Neste dia 11 de outubro, Dia Mundial da Obesidade e Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, nossa missão é reafirmar nosso compromisso de atuar em prol de uma assistência cardiovascular de qualidade em nosso país, buscando a conscientização do Poder Público e de toda sociedade.

Atualmente, apenas 31% dos brasileiros estão com peso adequado. Cerca de 36% estão com sobrepeso e 32% são obesos. Desses, 20% têm obesidade leve, 8% moderada e 4% mórbida. É um quadro semelhante ao dos Estados Unidos. Estudos apontam que o paciente obeso não consegue manter o peso por um longo período de tempo, e isso é um grande desafio para a medicina. O papel do cardiologista é monitorar os riscos e indicar os melhores caminhos.

Existem estratégias adequadas para que cada paciente possa lidar com a obesidade, seja por meio da cirurgia bariátrica ou de terapias medicamentosas que, desde a Semaglutida, vêm se mostrando mais eficazes. Uma nova geração de drogas deve estar disponível em breve.


Manter uma alimentação saudável, uma rotina de exercícios e monitorar os indicadores de hipertensão, diabetes e colesterol são iniciativas importantes na rotina de qualquer pessoa, sem abrir mão do que é indispensável: consultar seu cardiologista regularmente!