Como prevenir e controlar o seu colesterol alto?

bannerImage


Hoje, dia 08 de agosto, é o Dia Nacional da Prevenção e Controle do Colesterol! Uma data no calendário da saúde que alerta a população sobre um importante tema, relacionado diretamente com a saúde cardiovascular: o colesterol. Para se ter uma ideia, no Brasil, 4 em cada 10 adultos têm o diagnóstico de colesterol alto e mais de ¼ das crianças brasileiras já apresentam níveis de colesterol elevado.

As altas taxas de gordura no organismo são os responsáveis pelo aumento do colesterol ruim, e 30% deste aumento tem relação com uma dieta inadequada. Estes indicadores mostram que o colesterol está fora do controle, isso é um sinal de alerta perigoso, não só para o coração, já que essa condição pode aumentar o risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Com base nesse alerta, a Dra. Viviane Zorzanelli Rocha Giraldez, Diretora Científica do Departamento de Aterosclerose, respondeu algumas das dúvidas mais comuns sobe essa condição:

O que faz uma pessoa ter colesterol alto?

R: O colesterol alto geralmente resulta de uma combinação de fatores, genéticos e ambientais (como alimentação rica em gorduras, sedentarismo e obesidade).

Quando o colesterol é perigoso para a saúde?

R: O colesterol, quando elevado, pode levar à formação de placas de gordura nas artérias, aumentando o risco de problemas cardiovasculares, como infarto e derrame.

Porque algumas pessoas, mesmo tendo bons hábitos, não conseguem controlar os níveis de colesterol?

R: Embora ter bons hábitos seja sempre importante na prevenção cardiovascular, algumas pessoas podem ter níveis muito elevados de colesterol por causas genéticas. A hipercolesterolemia familiar é uma dessas causas genéticas de colesterol muito alto, e nesse caso, geralmente há necessidade de tratamento farmacológico.

Crianças também podem ter colesterol alto?

R: Sim, em grande parte dos casos, crianças apresentam colesterol alto por causas genéticas como a hipercolesterolemia familiar. No entanto, o aumento do sedentarismo e da prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças também têm contribuído para a piora do perfil lipídico de crianças e adolescentes.

O que colesterol alto pode causar no coração?

R: O colesterol alto pode contribuir para a formação de placas de gordura nas artérias. Essas placas podem aumentar de tamanho com o tempo, dificultando a passagem do sangue, ou podem se romper, causando complicações como o infarto do miocárdio.

Qual sua recomendação para controlar os níveis de colesterol alto?

R: O primeiro passo para esse controle é ter um estilo de vida saudável, incluindo uma alimentação adequada, com mais fibras e menos gorduras saturadas, a prática de exercícios físicos, e controle do peso. Consultar o médico também é fundamental para determinar se o seu nível de colesterol está adequado ao seu risco cardiovascular, já que indivíduos de risco mais alto requerem um controle mais rígido do colesterol, e podem necessitar de medicação redutora do colesterol.

Como deve ser uma rotina alimentar adequada para prevenção e controle do colesterol alto?

R: Uma dieta com menos gorduras, em particular saturadas, é importante passo para controlar o colesterol. O aumento de fibras na dieta também pode reduzir a absorção das gorduras pelo trato digestivo e contribuir para reduzir o colesterol.