Conheça mais sobre

Estresse

Conheça abaixo mais informações sobre o tema.

O que é

O estresse é um sentimento normal. Seu excesso é que se torna um fator de risco para o desencadeamento de doenças cardiovasculares. Caracterizado por sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação, nervoso, a causa para o estresse muitas vezes pode ser desconhecida.

Causas

Ele pode ser associado a momentos importantes e significativos na vida pessoal e profissional sendo desencadeado por situações diversas. Geralmente associados a situações que estão conectados a sentimentos de expectativa ou podendo ainda estar ligado a outras doenças como síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo. Pode também aparecer em decorrência de algum efeito colateral de tratamentos medicamentosos. Sentimentos de estresse e ansiedade são comuns também em pessoas que se sentem deprimidas e tristes.

Sintomas

O indivíduo estressado pode apresentar ritmo cardíaco acelerado, arritma, tremores, tontura, suor excessivo e respiração acelerada. Pode também apresentar constipações intestinais, necessidade frequente de urinar, boca seca e problemas para engolir. Procure um médico se esses e outros sintomas surgirem e estiverem lhe causando preocupação. Além do mais, estes não são sinais exclusivos de estresse, mas sim de problemas de saúde mais graves.

Tratamento

Tratamento e cuidados após o diagnóstico Algumas pequenas práticas, como alimentar-se melhor, praticar atividades físicas, rir mais, dormir melhor, entre outras, ajudam a amenizar o estresse do dia a dia.

Complicações

O estado de tensão mexe com o funcionamento do nosso organismo. A alta liberação de hormônios como a adrenalina e cortisol provocam instabilidade elevando a pressão sanguínea e batimentos cardíacos podendo provocar um infarto ou AVC. Alguns medicamentos podem provocar ou piorar os sintomas de estresse, além do uso de produtos com cafeína, drogas, álcool e tabaco. Quando essas sensações ocorrem com frequência, a pessoa pode ter um distúrbio de ansiedade.