SBC vai à escola

O que é o programa?

O programa tem como finalidade trabalhar a conscientização dos estudantes das redes municipal e estadual de ensino fundamental e médio, na promoção de saúde e a prevenção de doenças cardiovasculares. A abordagem é feita de maneira interativa e permite que a construção seja realizada via de mão dupla entre especialistas e comunidade escolar. O programa está estruturado em formato intersetorial e interprofissional e contém quatro grandes pilares de ações: Dia da Formação de Monitores, Dia do Coração da Escola, Programa de Educação Cardiovascular Continuada e Ampliação das ações preventivas para a comunidade como um todo. Todas as ações têm supervisão de um grupo interprofissional denominado comitê da Criança e do Adolescente, que é o responsável pelo acolhimento e formação inicial que junto com a comunidade escolar trabalham todas as temáticas propostas pelo programa.

A interprofissionalidade se caracteriza pela participação de professores, psicólogos, pedagogos, acadêmicos (integrantes das ligas acadêmicas, das faculdades de medicina, fisioterapia, educação física, enfermagem, nutrição, psicologia), nutricionistas, enfermeiros, merendeiras, educadores físicos e outros profissionais da rede escolar. Caracterizam a Intersetorialidade do Programa a participação concomitante do Governo (representado por suas Secretarias de Educação, Saúde, Esporte e Cultura), das Escolas, das Faculdades, e das Sociedades de Especialistas em Cardiologia. Uma das características mais marcantes do programa é que todas as ações são construídas com a participação da comunidade escolar facilitando a aprendizagem sobre a importância da prevenção dos fatores de risco para doenças cardiovasculares, sete fatores de risco são abordados: sedentarismo, obesidade, tabagismo/ outras drogas, dislipidemia, hipertensão arterial, diabetes e estresse; em contrapartida dois grandes fatores protetores são apresentados: alimentação saudável e atividade física regular.

Convênio CONSED

No início de 2020 a Sociedade Brasileira de Cardiologia e o CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE EDUCAÇÃO estabeleceram um termo de cooperação para desenvolverem ações conjuntas de cooperação e intercâmbio de informações concentradas na promoção da conscientização da comunidade escolar visando a prevenção de doenças cardiovasculares e facilitando as ações junto às secretarias de educação dos Estados da federação.

Comitê da Criança e Adolescente

O comitê da criança e adolescente é um grupo interprofissional permanente que faz parte do grupo de apoio ao Comitê de Prevenção e Saúde da SBC. Esse grupo tem como função elaborar o conteúdo pedagógico e técnico do programa SBC Vai à Escola, dando apoio intelectual para o desenvolvimento de ações. Além disso, são acionados para atividade de Educação continuada proposta pelo programa depois que a escola recebe o Dia do Coração.


Conheça os membros do Comitê:


Carla J. B. Lantieri - Cardiologista, fundadora do Comitê da Criança e do Adolescente da SBC, coordenadora geral e Pesquisadora Principal do Programa SBC vai à Escola


Antônio Carlos P. Chagas – Cardiologista, coordenador da pesquisa e orientador/ mentor cientifico do Programa SBC Vai à Escola


Joao Fernando Ferreira – Cardiologista, Coorientador da pesquisa, consultor científico de fatores de risco cardiovasculares


Katia de Angelis – Educadora Física, responsável técnica pela área de Atividade Física do Programa, conteúdo cientifico e implantação das ações sobre o tema.


Giorgia Castilho – Nutricionista, responsável técnica pela área da Nutrição do Programa, conteúdo cientifico e implantação das ações sobre o tema.


Silvia Ismael Cury - Psicóloga, responsável técnica pela área da Psicologia do Programa, conteúdo cientifico e implantação dos temas tabagismo, cigarros eletrônicos e outras drogas.


Suzana Pacheco Avezum - Psicóloga, responsável técnica pela parte da Psicologia do Programa, conteúdo cientifico e implantação dos temas estresse, depressão e saúde mental.


Isabela Cassandre - Responsável técnicas pela implantação das ferramentas de pesquisa do Programa e avaliação dos dados.


Karine Turke - Responsável técnicas pela implantação das ferramentas de pesquisa do Programa e avaliação dos dados.


Pedro Soldrá – Responsável técnico pelo conteúdo pedagógico dos materiais didáticos e dinâmicas aplicadas do Programa SBC Vai à Escola.


Ana Claudia - Responsável técnico pelo conteúdo pedagógico dos materiais didáticos e dinâmicas aplicadas do Programa SBC Vai à Escola

Escolas que já fizeram parte

Desde o início do programa aproximadamente 300 escolas e quase 70 mil alunos foram sensibilizados sobre a importância dos cuidados com a saúde do coração. São Paulo, Goiás, Santa Catarina e Roraima estão entre os Estados que já aderiram ao SBC Vai à Escola.



São Paulo: O Programa foi ampliado para as 21 diretorias de ensino do Estado de São Paulo. Nessa primeira etapa foram formados os monitores do programa em 200 escolas dos municípios de São Paulo. Em, 27 de setembro foi realizado um grande evento sobre Prevenção em Saúde Cardiovascular para mais de 60.000 jovens no Estado. Essa expansão tem parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e apoio da SOCESP.


Goiás: A iniciativa chegou à cidade de Goiânia no início de 2019, sendo a primeira cidade fora do Estado de São Paulo, onde o programa foi criado, a receber o SBC Vai à Escola. Ao menos 400 crianças puderam vivenciar o Dia do Coração.


Roraima: Durante a Pandemia da COVID 19 muitos projetos foram adaptados e o SBC Vai à Escola, que sempre foi aplicado de maneira presencial, ocorreu de forma totalmente online. Ao todo 5 escolas participaram das ações de sensibilização por meio de lives, promoção de concursos de redação, vídeos e interações que permitiram vivenciar esse momento.

Participação em eventos

Em 2017 e 2018 as experiências exitosas de professores na área da saúde foram expostas em painéis nos congressos de cardiologia. Foi a primeiro experiência desses professores em eventos científicos com público médico, compartilhando o que a educação tem feito para promover saúde e impactar na redução de morte cardiovasculares

Escola Estadual Peixoto Gomide

Diretoria de Ensino Itapetininga / SP – 2018

Escola Leandro Klein

Diretoria de Ensino Itapetininga / SP – 2018

39º Congresso da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo - 2018

2ª Mostra de Experiências Exitosas no Ensino de Prevenção das Doenças Cardiovasculares da Rede Pública do Estado de São Paulo

72º Congresso Brasileiro de Cardiologia – 2017

1ª Mostra de Experiências Exitosas no Ensino de Prevenção das Doenças Cardiovasculares da Rede Pública do Estado de São Paulo

Escola Caetano de Campos

São Paulo / SP - 2017