Você sabe qual a diferença entre um atleta e praticante de exercício físico?

bannerImage


O corpo humano foi feito para se movimentar. A caminhada para ir de um lugar para outro, e outras atividades como, carregar ou pegar algo, curtir um dia no parque entre amigos são considerados movimentos cotidianos, ou simplesmente uma atividade física. Já o que é conhecido como exercício físico, é considerado um tipo especial de atividade física que é planejada, estruturada e repetitiva, tendo como objetivos a manutenção e a melhoria da saúde, do condicionamento físico, da estética corporal ou performance para competições.

A prática esportiva, está frequentemente associada a momentos de lazer, mas ela também pode ser considerada como uma atividade profissional, como no caso dos atletas. Para ser considerado um atleta, é preciso atender alguns critérios, como:


  1. Sempre estar treinando esportes com o objetivo de melhorar seu desempenho ou resultados;
  2. Participar ativamente em competições desportivas;
  3. Ser formalmente federado em nível local, regional ou nacional;
  4. Ter o treinamento e a competição desportiva como sua atividade principal (forma de vida) ou foco de interesse pessoal, devotando várias horas em todos ou na maioria dos dias a essas atividades, excedendo o tempo alocado a outras atividades profissionais ou de lazer.

Sem desmerecer esforços, aqueles indivíduos que se exercitam regularmente, e que eventualmente participam de competições, como maratonas ou corridas, são chamados praticantes de exercício físico. Essas pessoas compartilham de objetivos semelhantes ao atleta, que é a busca da melhoria da saúde, condicionamento físico e até mesmo melhoria em performance para competições, mas com um pequeno ajuste no foco que muitas vezes está para superar os próprios limites.

Vale ressaltar que antes da adesão à prática de um esporte, é preciso antes de mais nada fazer uma consulta ao médico especialista, para avaliação da sua saúde, posteriormente buscar um profissional, para orientação de treinos, intensidade e modalidade mais adequada à sua saúde.

Fonte:

Atualização da Diretriz em Cardiologia do Esporte e do Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e Esporte – 2019