Hipertensão e a Insuficiência Cardíaca

bannerImage


A hipertensão arterial, uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, é um dos principais fatores de risco para o paciente desenvolver insuficiência cardíaca. Quando a pressão arterial é mantida elevada continuamente por muitos anos, ela sobrecarrega o trabalho do coração, que enfrenta uma resistência maior ao contrair para mandar sangue para todo o organismo.

Esta sobrecarga faz com que o músculo do coração fique hipertrofiado, ou seja ele se desenvolve de maneira excessiva para compensar. Mas com o passar do tempo o músculo começa a ter fadiga, a força do coração diminui e o paciente desenvolve insuficiência cardíaca. Com sintomas como a falta de ar e nos casos mais graves até edema de pulmões, essas complicações ocorrem mais frequentemente com o paciente portador de hipertensão arterial que não faz tratamento e apresenta níveis de pressão muito elevados e por muito tempo.

Por isso, uma das formas de prevenir a insuficiência cardíaca é manter a pressão controlada, com valores abaixo de 130/80 mmHg, com uso de medicação e adoção de hábitos de vida saudáveis de forma adequada, conforme a orientação dos profissionais de saúde. A adesão destes hábitos, como redução do consumo de sal na dieta, fazer atividades físicas regulares e manutenção do peso ideal e o uso correto de medicação, é a melhor maneira de controlar a pressão e evitar a insuficiência cardíaca.