10 Dicas: Miocardite

bannerImage

Miocardite é a inflamação do músculo do coração, chamado de miocárdio. Esse músculo é responsável pela contração do coração e a inflamação prejudica a ação de bombeamento do sangue provocando arritmias e insuficiência cardíaca.

A causa mais comum é uma infecção viral. Nos casos em que os sintomas são percebidos a pessoa pode sentir dores no peito, arritmias, dificuldades para respirar, inchaço nas pernas, edemas e aumento no tamanho do fígado. Eventualmente pode ocorrer perda de consciência, dores de cabeça, no corpo e nas articulações, febre, dor de garganta e diarreia.

A doença é mais comum em homens e pode ocorrer em qualquer idade. Não há uma causa determinante e normalmente decorre de uma complicação de doenças infecciosas causadas por alguns vírus, bactérias, protozoários ou fungos. Podem estar associadas a uso de medicamentos, doenças autoimunes, consumo exagerado de álcool e drogas.

Para prevenir a doença, listamos abaixo algumas dicas para prevenir e evitar a doença:

  1. Evite a propagação de infecções virais: Lave bem as mãos para evitar a infecção.
  2. Diminua a ingestão de sal: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade máxima de sal recomendada por dia é de uma colher de chá, o equivalente a cinco gramas, para pessoas saudáveis. Em média consumimos o dobro dessa quantidade. Uma das alternativas para fugir do sal é preparar os alimentos com temperos naturais livres de sódio, como ervas, especiarias, alho, pimenta e mostarda em pó. Além disso, é importante evitar os alimentos congelados, embutidos, em conserva e jamais deixar o saleiro na mesa.;
  3. Pratique regularmente atividades físicas: A prática regular de exercícios resulta em inúmeros benefícios como aumento da capacidade funcional e melhora na composição corporal, resistência à insulina, função endotelial, hipertensão arterial, estado antioxidante e qualidade de vida.
  4. Faça check-up anualmente;
  5. Tenha uma alimentação balanceada: Manter uma alimentação balanceada traz diversos benefícios para o corpo humano. Melhora a qualidade de vida, equilibra os hormônios, aumenta a energia,.
  6. Vacinas como: caxumba, sarampo, rubéola, poliomielite e gripe devem ser administradas para que a miocardite secundária aos agentes dessas doenças seja evitada.
  7. Faça uma consulta com o cardiologista pelo menos uma vez ao ano para o melhor acompanhamento e tratamento da doença.

  8. Referências bibliográficas:
  9. http://publicacoes.cardiol.br/portal/abc/portugues/2019/v11301/pdf/11301003.pdf
  10. http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2013/Diretriz_Miocardites_e_Periocardites.pdf